Tracee Ellis Ross

 

Tracee Ellis Ross, filha da cantora Diana Ross, é uma actriz conhecida. Para mim, será sempre lembrada como a protagonista numa série que dava na Rtp 2 há uns anos “Girlfriends”. Ultimamente também se tem destacado como oradora motivacional e uma voz influente sobre o tema da equidade e respeito. Também tem um papel importante na série “Black-ish” que aborda como a vida de uma família negra nos estados unidos, onde também abordam temas como o “colorismo”, do qual eu nem sabia a existência.

Neste vídeo em particular ela fala como uma amiga dela, simplesmente foi mudada de sítio por outra pessoa e sobre o quão irritada ela se sentiu com isso, até eu me senti irrequieta com essa pequena história. E é como ela explica, esta indignação vem de muitos anos de apoderamento do corpo da mulher por outros, desde de leis que definem se a mulher pode abortar, de frases do género “ Se estava assim vestida do que é que estava à espera?”, de crenças absurdas sobre a virgindade da mulher e do seu papel no casamento a muitos outros exemplos. O que vai de algo tão simples como uma mulher ser mudada fisicamente de sítio para acomodar momentaneamente a vida de outro à questão da mutilação feminina é o facto de existir um fio condutor, que é o quão normalizados e socialmente aceites estão estes comportamentos.

Veja este vídeo fantástico, que tal como os outros no site TED, tem legendas em português.

 https://www.ted.com/talks/tracee_ellis_ross_a_woman_s_fury_holds_lifetimes_of_wisdom?fbclid=IwAR0MrOTWHLoVFnNN7nj6xVVR3Yf7NgHhtcIXq00bUAUWKaTif1EjdNVKFdU

Comentários